quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"Então... quem é o Espírito Santo?"


Hoje quando cheguei para almoçar, estava ela sozinha! Falámos de coisas práticas, de negócios e outras coisas do género (tudo muito trivial).

Pouco tempo depois, chegou o seu marido. São um casal jovem, casados apenas +/- uns 2/3 anos e têm um bebé! Sei do muito que passaram logo a partir da lua de mel, dos abortos expontaneos e muito mais. São pessoas boas, mas que conhecem mal Deus, ou conhecem pouco... quem sou eu para os rotular?!

Pelo papel da maternidade, nós as duas falamos muito mais, trocamos experiências, saberes, dicas e por vezes ajuda (tanto uma, como a outra). Não recordo muito bem, como a conversa foi parar ao tema da religião. Não ando por ai, de Biblia na mão a pregar que nem uma louca, mas todos sabem que sou católica e que amo a JESUS e N. Senhora!

O marido, afirmou-se licenciado, inteligente e capaz de pensar, e que por isso mesmo, por ter estudado filosofia, tinha muitas dificuldades em acreditar em Deus, na Igreja...sou ateu, pronto! Ouvi-o com atenção e disse-lhe, que o respeitava! 

Afirmei que não sou licenciada, mas que gosto de reflectir, de ler e aprofundar tudo aquilo por que me interesso, que gosto. Para mim, a conversa tinha morrido ali, à nascença. A esposa, indagou e puxou pelo tema da religião e falámos de muito... das dificuldades que encontro na caminhada de fé, do caminho de perfeição a que todos somos chamados.

As perguntas deles eram tantas... sérias, sem esquemas ou mal intencionadas. As minhas respostas eram simples, o mais simples que possam imaginar.

Deixo aqui alguma perguntas e respostas: 

- Mas quem é Deus Pai? 
- É Deus! 
- Sim! Mas quem é?
- Nunca O vi, mas acredito N'Ele! Não sei se É grande, baixo, se tem cabelos compridos ou barbas brancas... nunca O vi!

- Então quem é Deus Filho?
- É JESUS! Encarnou sob a forma humana, fez-se pobre e morreu para nossa Salvação! Veio-nos mostrar como é ser Grande, é fazer-se o mais pequeno de todos!

- Então... e quem é o Espirto Santo?
- É o eterno Abraço entre o Pai e o Filho! É todo esse amor!

- Mas... escute lá! Então Jesus, não casou com Maria Madalena?
- Não!
- Mas, eu li o livro "x" e vi o quadro no Louvre... estava lá, aquele quadro a que a Igreja Chama de Ultima Ceia, e que no livro dizem ser a boda do casamento de Jesus!

- Quem foi o artista, que pintou o quadro?
- Não me recordo do nome.
- Certamente não viveu no tempo de Jesus, não conviveu com Ele e muito menos esteve presente naquilo a que eu chamo e acredito que seja,  a Ultima Ceia. Por certo, o artista desenhou e pintou segundo a sua sensibilidade, a sua percepção de Jesus e da fé, e talvez errónea. Falamos de um tempo, e de culturas onde a mulher não tinha um papel de destaque na sociedade e creio que não se sentavam à mesa com os homens (por razões culturais), além dos discípulos, as mulheres, entre elas N. Senhora, acompanhavam-nos para todo o lado, para os servir! Eu... também não estive lá! Não vi... mas acredito na Biblia!

- Mas quem escreveu a Biblia?
- A Biblia, é um conjunto de livros que foram escritos antes e depois de Jesus.

- Ah! Então, não foi Jesus!
- Claro que não! Tudo o que foi acontecendo, foi sendo passado de geração em geração oralmente. Nem todos sabiam ler e escrever, era um luxo! Com o passar do tempo, e não foram os que que viveram na presença de Jesus, acredita-se que tenham transmitido a quem soubesse escrever... e essas experiências fortes e reais foram passadas para o papel. Houve um longo periodo de escolha dos livros, que viriam a formar a Biblia e por isso tanto se fala nos Evangelhos Apócrifos...

- No quê?!!!!!!!
- São evangelhos que não oferecem credibilidade...
- Como assim?
- Tenho que ir... estou na  minha hora, continuamos noutra altura!

9 comentários:

Dulce disse...

Amiga
a estes inquéritos qual o Cristão que escapa?
Mas são precisamente neste momentos que Jesus nos faz sentir o reforço da nossa fé e o Espírito Santo desce sobre nós e actua nas palavras ditas.

Certamente muito do que respondeste ficou e a isso chama-se semente e agora cabe a quem as escutou germiná-las.

"Quem tiver ouvidos que oiça"
Mt 13,9

Que o Santo Espírito do Santo continue a intruir as tuas palavras e acções no meio daqueles que não acreditam ou ainda não o descobriram.

Um beijinho grande e um ano cheio de paz

Ailime disse...

Amiga,
Uma pérola espiritual que nos deixa aqui.
Sim, Deus existe e está aqui.
Que o Espírito Santo nos continue a envolver no Seu eterno abraço.
Muito grata por este momento sublime.
Um beijinho.
Ailime

Utilia Ferrão disse...

A Palavra fica sempre a germinar.
Deus sabe o que faz, para quem o faz e com quem o faz.
Beijinhos e muita Força do Espirito Santo.

concha disse...

Amiga
E que privilégio essa oportunidade que Deus te deu e vou percebendo te dá de conviveres com pessoas que precisam que Deus lhes fale através de ti!Faz-se perguntas,quando s eprocura Deus e não se sabe por vezes.A respsota nem sempre terá de ser a certa, até porque algumas difícilmente o serão,mas o importante é que no dialogar sobre Deus,ficamos mais próximos d'Ele.Que deus te ajude sempre com o Seu Santo Espírito.
Beijinho em Cristo

Filha de Maria disse...

Dulce;

Sim. Creio que tens razão, todos nós passamos por esse tipo de inquéritos, mas... quando vêm por bem, com o sentido de descobrir JESUS, eu gosto e respondo com alegria!

Beijinho fraterno.

Filha de Maria disse...

Ailime;

Muito obrigada pelas suas gentis palavras. Pois que seja tudo para maior Glória de n. Senhor Jesus Cristo.

Beijinho fraterno

Filha de Maria disse...

Amiga Utilia;

Sim. Assim espero que vá germinando, só assim ará algum sentido.

Beijinho fraterno

Filha de Maria disse...

Amiga Concha;

Pois... N. Senhor, lá me vai enviando estes irmãos, que sem saberem, desejam a Deus.

Ás vezes tenho medo, medo de não ser, de não dizer, de não fazer o que Deus espera de mim... mas não posso parar nesse medo... isso sei!

Um beijinho fraterno.

soldados catolicos disse...

SALVE MARIA

Quero convida você meu irmão a participar do blog soldados católicos que foi fundando com o objetivos de reunir todos os sites e blogs católicos em um lugar só . E procurar sites e blogs católicos bons que não são conhecidos.
Se você se escreve as sua postagem sera divulgada por Email e pelo o Facebook e muitas pessoas poderão se interessa em ver o seu blog e assim a evangelização que já acontese seria mas divulgada esse é o objetivo do blog soldados católicos se tive interessado esconha uma categoria para o seu blog e envie um email ou um cometário esse é o link do blog.


http://ossoldadoscatolicos.blogspot.com/

e-mail para contato: soldadoscatolicos2@hotmail.com

PAZ E BEM