sábado, 7 de abril de 2012

Quero consolar JESUS! Sábado Santo


Reflexão de:
 Concha


Quero Consolar Jesus

A Quaresma, para nós cristãos é sempre um tempo de introspecção, na medida em que no dia a dia nos deixamos frequentemente arrastar por tudo aquilo que o mundo sedutoramente nos oferece. Esta paragem é então oportunidade de reformularmos a nossa vida e ver o que poderá ser alterado afim de que nos aproximemos mais de Deus.

Este é um tempo em que somos convidados ao silêncio no nosso coração. Este silêncio nem sempre é fácil, porque pressupõe que nos esvaziemos de tudo o que nos enche para que haja somente lugar para Deus. 

Deixar o meu egoísmo, o meu orgulho, a minha auto-suficiência, a minha vontade, os meus conhecimentos, para ser apenas vazio é algo que com as minhas forças não consigo.

Este ano impelida nem sei bem porquê, ou antes é claro que pelo Espírito Santo, que nos leva a superarmo-nos sempre e cada vez mais, fiz o propósito de escutar mais a palavra e também de estar mais atenta à murmuração. A minha e a alheia, não alimentando aquilo que muitas vezes vem só camuflado como um pedido de informação. A palavra tal como diz a Bíblia, rega produzindo sempre o seu efeito e a murmuração mata.

Todos os dias às 5:30 da manhã, toca o despertador, para numa igreja aqui próxima e com outros irmãos em Cristo rezarmos as laudes. Sem dúvida que o dia começa cedo, mas não conheço outro modo melhor de o iniciar, fortalecendo-me para tudo o que posteriormente vem à minha vida. Ao fim da tarde também numa igreja próxima rezo as vésperas seguidas da eucaristia. Todos os dias com excepção do sábado e do domingo. Às sextas-feiras também percorro os 14 passos da Via-Sacra associando-me assim ao sofrimento do Senhor na sua paixão e morte.

Posso consolar Jesus de muitos modos: pela palavra discernida e interiorizada, pela oração persistente, pela relação com aqueles que Deus coloca no meu caminho dando testemunho de vida e fazendo com que assim eles adiram às propostas de Jesus. Amar o próximo é consolar Jesus que se encontra no coração do meu irmão.

Nesta Quaresma ao proporcionar condições de aproximação ao outro, nomeadamente familiares, amigos e vizinhos tenho constatado que o Espírito Santo sempre vem em meu auxílio. Isso também não significa que tudo tenha sido um mar de rosas. Juntamente com bênçãos, vêm perseguições. As bênçãos são dom de Deus, as perseguições são pedras no meu caminho para ultrapassar.

 Na bênção apesar de ficar grata a Deus pela graça obtida, há também sempre o perigo de pensar que é mérito meu, enquanto que nas perseguições, posso sentir-me desamparada e até questionar Deus, mas sem dúvida é na tribulação, quando todos os pontos de apoio falham que ouso levantar os olhos ao céu e dizer “Senhor tem misericórdia de mim porque sou uma pecadora”. E Deus nunca nos deixa sós.

Há cerca de seis anos, finalmente abri o meu coração às propostas que Deus me ia apresentando dos mais variados modos e eu cega não via.~

Ontem recebi o telefonema de uma amiga que sendo uma alma boa, teimava em não se aproximar da igreja. Depois de muita insistência, lá marcou para falar com um padre que a esclarecesse naquilo que mais a impedia de se aproximar. Ontem foi com uma voz radiante e segundo ela numa grande paz que me disse, que não só tinha esclarecido as dúvidas como tinha recebido a bênção.

Sem dúvida uma grande alegria!

Há alegria no céu sempre que uma ovelha perdida regressa e há alegria no céu sempre que reconhecemos que “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

------------------ 

Amanhã, Domingo de Páscoa, caminhamos com duas Irmãs em Cristo: Dulce - Degrau de Silêncio e Orvalho do Céu - Espirtual - Idade

10 comentários:

Evanir disse...

Que tudo de bom possa te acontecer!
Que você lute...Que você vença...
Que você conquiste...
Que você realize...
Que você ame...
Que sua vida seja Um eterno sorriso.
Um Feliz Final De Semana.
Uma Páscoa Abençoada Em Cristo Jesus.
Ter vc comigo é maravilhoso!
Obrigada pelo carinho e sua amizade.
Que Deus te proteja hoje e sempre.
Não se esqueça que ...
Estou seguindo -te e te amando .
Tem Um Presente De Pascoa Para Você Na PostaGem.
O Blog Do Brasil Hoje é MEu Site
Que esta na Postagem.
**Fonte De Amor**

malu disse...

Amiga Concha, queremos consolar Jesus e parece-me que este é o desafio a termos para todos os dias que nos restem a par com o da nossa conversão até ao nosso último dia de vida. De desafio em desafio que a cada dia a mesma nos vai trazendo, já que dia a dia nos confrontamos com algum. Valha-nos Deus e a experiência que vamos tendo dEle e com Ele.

Somos tão pequenitos e podemos tão pouco, mas é de facto uma benção poder rezar as laudes e as vésperas. A oração é o que nos aproxima dEle e Jesus, como qualquer outro amigo, pedir-nos-á principalmente a companhia e assim irmos crescendo na Sua amizade.

Não lembro que santo diz: "Deus não está nos livros mas na oração!". É claro que os livros ajudam tanto e praticamente não leio outros que não me falem dEle, o exemplo da vida dos santos e por aí, mas cada um de nós tem a sua própria experiência de vida e com Deus, e, a cada um, Ele nos falará o que precisamos ouvir. O que estamos a precisar de saber para mudar e melhorar. Só nessa união e através destes testemunhos que temos vindo a ler vamos aprendendo e caminhando. Amando mais e melhor como bem diz Sta Teresa aqui no cimo desta caixa de comentários - recebendo dEle. Na provação e na dor podemos ser tentados e esmorecer; desviar e até sair do caminho. Orar, preserverar é mesmo o jeito e consolará Jesus.

Ocorre-me outra frase de Sta Teresa: "Abrindo o Evangelho, já sei em que direcção devo correr". A "correr", pois então.. se tudo o que dEle vem são bençãos. Como a que através de ti a tua amiga recebeu e de outra forma também, ganhaste muitas dessa alegria do Céu.

Louvado seja Deus!

Belíssima partilha. Obrigada e Santa e Feliz Páscoa.
Bjs.

Ivani Alves disse...

Excelente postagem. Feliz Páscoa para todos e em especial àqueles que caminharam juntas esta semana com o mesmo propósito em seus corações: "Consolar Jesus".

Ivani Alves disse...

Excelente postagem. Feliz Páscoa para todos e em especial àqueles que caminharam juntas esta semana com o mesmo propósito em seus corações: "Consolar Jesus".

Dulce disse...

Grata pelo belo testemunho.
Sempre que os nossos braços se abrem para os outros o coração de Deus transborda de aberto para nós.

É a moral desta belíssima partilha.

Desde a disponibilidade para a oração até à intervenção da sua amiga, sendo ponte para que ela abrisse as suas portas para Jesus, tudo foi caminho. E caminho é isso mesmo, tem também obstáculos. Mas o Senhor nunca nos deixa de mãos vazias e sem proteção. Louvado seja
Santa Páscoa.
Um abraço em Cristo Ressuscitado

Ailime disse...

Amiga,
Um testemunho perante o qual fico em silêncio e louvoo Senhor.
Muito grata pela sua companhia nesta caminha quaresmal e que tudo seja para Louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Desejo-lhe uma Santa Páscoa assim como para a nossa amiga Filha de Maria e Malu.
Abraço fraterno.

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Já postei a minha participação e passo pra lhe desejar uma Feliz Pascoela com o coração transbordante de paz e alegria...
Bjm pascal

Felipa disse...

Para Concha: o seu testemunho é importantíssimo para tanto de nós que se sentem fracos e sem forças para seguir Cristo, pois Ele dá toda a força de que precisamos.
Você consola Jesus e Ele a abençoa.

Para Filha de Maria:
Obrigada por ter organizado esta caminhada, foi muito importante que consolássemos Jesus, Ele que tanto sofre e pede que o consolemos.
Desejo-lhe uma ótima Páscoa, por cá acabou há pouquinho mais uma visita pascal mas domingo haverá mais.
Cristo vive, aleluia

Filha de Maria disse...

Felipa;

Que seja tudo, para maior Glória de N. Senhor Jesus Cristo.

Por aqui não há o Compasso :(

Utilia Ferrão disse...

Só agora
Mas que bom ler isto.
Obrigada amiga Concha
Utilia Ferrão